26 setembro 2010

Modelo de Negócio fresquinho para vocês...

Temos comentado desde o início do período que novos modelos de negócio tem aparecido o tempo todo. Alguns aparecem do esforço consciente e contínuo de empreendedores que tentam lucrar com a internet o tempo todo. Já outros, aparecem meio que por sorte, solucionando novos e velhos problemas dos clientes em diversos setores econômicos.

Vejam a situação a seguir (vejam o trecho abaixo e depois leiam o caso todo):
"Hoje em dia diversos shows internacionais vem ao Brasil – mas não ao Rio. O motivo alegado é simples e sempre o mesmo: desinteresse do público. É triste ouvir isso.

Cansados de esperar, Tiago Lins, Bruno Natal, Felipe Continentino, Pedro Seiler e Lucas Bori, resolveram tentar fazer algo pra mudar essa situação.

Com a colaboração de 60 cariocas empolgado e o apoio da Tecla Music, Grupo Matriz, da produtora Das Duas e do canal Multishow, o grupo fez um acordo com o Circo Voador, assumiu o custos referente a parte artística da banda (o equivalente a R$ 20 mil) e em dois dias levantou o valor através de uma campanha por email (os detalhes estão aqui). O show confirmado e a noite foi um sucesso."
O que surgiu como uma necessidade de um grupo de consumidores tem todo o potencial para se tornar um novo modelo de negócios para o show business carioca. Vamos pensar:
  • Como funciona o processo de contratação de um show? Pensem na gestão financeira, operacional e de risco do negócio? 
  • Pensem no show como um modelo de negócios: quais são os atores e suas funções? Como se dá o fluxo monetário?
  • Agora, pense no processo como descrito na situação acima: quais são os atores e suas funções? Como se dá o fluxo monetário?
  • Pensando no comparativo das duas situações: como fazer essa idéia evoluir para um modelo de negócio lucrativo?

Boa discusão para sala, não é mesmo!
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